tratamentos

OUTROS

TRATAMENTOS

Implante dentário

A busca pela restauração e pela reposição de elementos dentários danificados ou perdidos faz parte da história evolutiva da humanidade. Dentes extensamente danificados necessitam grandes restaurações para reposição de suas funções e estética. Neste sentido, a Prótese Dentária é a especialidade Odontológica que reabilita elementos dentários danificados ou ausentes.

A Prótese restaura as funções mastigatórias e estéticas do sorriso, sendo imperceptível e devolvendo conforto e segurança para o paciente. O Implante Dentário é uma estrutura de titânio em forma de parafuso instalada no osso na área onde o elemento dentário foi perdido. Após um período de espera, o qual chamamos osseointegração, pode-se repor o dente faltante através da confecção de uma Prótese Dentária sobre o Implante Dentário.

Estas especialidades são extremamente importantes e fazem parte do rol de possibilidades que podemos lançar mão na busca do sorriso ideal para nossos pacientes.

Endodontia

A Endodontia trata a prevenção, o diagnóstico e o tratamento das enfermidades que acometem a parte “viva” do dente. Popularmente conhecido como “tratamento de canal”, é direcionado à polpa (nervo) dos dentes. A polpa está localizada no interior dos dentes e se estende da coroa até a raiz.

O sintoma mais comum que indica a necessidade de um procedimento de Endodontia é a dor de dente. Essa dor pode ser contínua ou não. Pode também piorar com frio ou com o calor, dependendo do acometimento do canal. As causas de sua inflação e/ou infecção são diversas. Uma cárie dentária, trinca, fratura do dente ou uma lesão podem permitir a contaminação do canal por bactérias, causando o problema.

O tratamento de canal consiste na limpeza desse canal, medicação e sua obturação. Diversos avanços tornaram esse tratamento rápido e indolor. Assim, é possível realizar o procedimento em uma única sessão, na maioria dos casos. Quando indicado, o tratamento de canal é de suma importância. É uma maneira de evitar a perda do elemento dental e prevenir maiores complicações.

Tratamento infantil

Nossa clínica desenvolve tratamentos para cuidar do sorriso dos pequenos, desde o primeiro dente. A Associação de Odontopediatria recomenda que a primeira visita ao dentista ocorra durante o primeiro ano de vida, após nascer o primeiro dente de leite.

Visitas periódicas ao odontopediatra garante a saúde bucal da criança e o estabelecimento dos bons hábitos de higiene oral. Aos 6 anos, é indicado realizar a primeira consulta com o Ortodontista. Os problemas no desenvolvimento da face e nas trocas dentárias têm melhor solução quando abordados em fase de crescimento. Os tratamentos de Ortodontia infantil previnem e corrigem a posição dos dentes (de leite e permanentes) e direcionam o crescimento dos ossos da face. Para isso, são utilizados diversos tipos de aparelhos, fixos ou móveis, em crianças de 6 até 12 anos aproximadamente.

As crianças com hábito de sucção de chupeta ou dedos também devem consultar um ortodontista o quanto antes. A aparência do sorriso interfere na autoconfiança e formação da personalidade da criança. Estimule seu filho (a) a desenvolver bons hábitos de saúde bucal!

Dra. Nathália Antônio é a responsável pela Odontopediatria aqui na Clínica.

DTM

Disfunção Temporomandibular (DTM) é um termo coletivo que engloba vários problemas ou distúrbios relacionados à ATM (Articulação Temporomandibular), Músculos Mastigatórios e estruturas associadas. Os principais sinais e sintomas são: dor em frente ao ouvido (ATM) ou face, dificuldade e/ou dor na mastigação e/ou fala, ruídos articulares (estalidos), dificuldade para abrir a boca, travamento com boca aberta ou fechada, dores de cabeça/nuca/pescoço.

Podem estar presentes concomitantemente outras condições como enxaqueca, fibromialgia, artrite reumatoide, bruxismo, distúrbios do sono, ansiedade, depressão entre outros. DTM e Dor Orofacial é uma especialidade da Odontologia que exige muito conhecimento e treinamento. A procura pelo profissional capacitado evita a cronificação da dor e o sofrimento do paciente. Muitos tratamentos têm sido propostos para o manejo das Disfunções Temporomandibulares.

A literatura enfatiza a escolha inicial das opções mais conservadoras, reversíveis e menos onerosas. Em exemplo temos: aconselhamentos, exercícios mandibulares, terapia física, farmacoterapia, placa oclusal, reeducação quanto a hábitos nocivos, psicoterapia. Tratamentos mais invasivos podem ser utilizados em casos específicos quando o tratamento conservador não for eficaz, como a Viscossuplementação das ATM.

Rua Paraná, 1920, sala 01
Centro | Medianeira – PR
Fones : (45) 3264-5372
(45) 99998-6036 – WhatsApp

Horário de Atendimento:

Seg a Sex 08:30hs às 12:00 hs.
Seg a Sex 13:30 às 19:30 hs.
odontologiaorto.com@hotmail.com

Orto.Com