fbpx

tratamentos

OUTROS

TRATAMENTOS

Tratamento infantil

Nossa clínica desenvolve tratamentos para cuidar do sorriso dos pequenos, desde o primeiro dente. A Associação de Odontopediatria recomenda que a primeira visita ao dentista ocorra durante o primeiro ano de vida, após nascer o primeiro dente de leite.

Visitas periódicas ao odontopediatra garante a saúde bucal da criança e o estabelecimento dos bons hábitos de higiene oral. Aos 6 anos, é indicado realizar a primeira consulta com o Ortodontista. Os problemas no desenvolvimento da face e nas trocas dentárias têm melhor solução quando abordados em fase de crescimento. Os tratamentos de Ortodontia infantil previnem e corrigem a posição dos dentes (de leite e permanentes) e direcionam o crescimento dos ossos da face. Para isso, são utilizados diversos tipos de aparelhos, fixos ou móveis, em crianças de 6 até 12 anos aproximadamente.

As crianças com hábito de sucção de chupeta ou dedos também devem consultar um ortodontista o quanto antes. A aparência do sorriso interfere na autoconfiança e formação da personalidade da criança. Estimule seu filho (a) a desenvolver bons hábitos de saúde bucal!

Dra. Nathália Antônio é a responsável pela Odontopediatria aqui na Clínica.

Endodontia

A Endodontia trata a prevenção, o diagnóstico e o tratamento das enfermidades que acometem a parte “viva” do dente. Popularmente conhecido como “tratamento de canal”, é direcionado à polpa (nervo) dos dentes. A polpa está localizada no interior dos dentes e se estende da coroa até a raiz.

O sintoma mais comum que indica a necessidade de um procedimento de Endodontia é a dor de dente. Essa dor pode ser contínua ou não. Pode também piorar com frio ou com o calor, dependendo do acometimento do canal. As causas de sua inflação e/ou infecção são diversas. Uma cárie dentária, trinca, fratura do dente ou uma lesão podem permitir a contaminação do canal por bactérias, causando o problema.

O tratamento de canal consiste na limpeza desse canal, medicação e sua obturação. Diversos avanços tornaram esse tratamento rápido e indolor. Assim, é possível realizar o procedimento em uma única sessão, na maioria dos casos. Quando indicado, o tratamento de canal é de suma importância. É uma maneira de evitar a perda do elemento dental e prevenir maiores complicações.

DTM

Disfunção Temporomandibular (DTM) é um termo coletivo que engloba vários problemas ou distúrbios relacionados à ATM (Articulação Temporomandibular), Músculos Mastigatórios e estruturas associadas. Os principais sinais e sintomas são: dor em frente ao ouvido (ATM) ou face, dificuldade e/ou dor na mastigação e/ou fala, ruídos articulares (estalidos), dificuldade para abrir a boca, travamento com boca aberta ou fechada, dores de cabeça/nuca/pescoço.

Podem estar presentes concomitantemente outras condições como enxaqueca, fibromialgia, artrite reumatoide, bruxismo, distúrbios do sono, ansiedade, depressão entre outros. DTM e Dor Orofacial é uma especialidade da Odontologia que exige muito conhecimento e treinamento. A procura pelo profissional capacitado evita a cronificação da dor e o sofrimento do paciente. Muitos tratamentos têm sido propostos para o manejo das Disfunções Temporomandibulares.

A literatura enfatiza a escolha inicial das opções mais conservadoras, reversíveis e menos onerosas. Em exemplo temos: aconselhamentos, exercícios mandibulares, terapia física, farmacoterapia, placa oclusal, reeducação quanto a hábitos nocivos, psicoterapia. Tratamentos mais invasivos podem ser utilizados em casos específicos quando o tratamento conservador não for eficaz, como a Viscossuplementação das ATM.

Harmonização Facial

São excelentes recursos estéticos e minimamente perceptíveis quando comparados aos aparelhos tradicionais de metal. Os braquetes de safira diferem-se dos aparelhos de porcelana convencional, pois garantem maior translucidez e estética aos dentes.

Aparelho autoligado

Os tratamentos mais rápidos são executados com os revolucionários braquetes autoligados. Com estes braquetes a movimentação dentária ocorre de maneira mais rápida e, portanto, há uma redução no tempo de tratamento. Isto ocorre porque os braquetes autoligados não necessitam das “borrachinhas” (alastics) como os aparelhos tracionais, que são responsáveis por gerar atrito durante o movimento do dente. 

Braquete tradicional: a “borrachinha” produz atrito no movimento dos dentes. 

Braquetes autoligados: não precisam de “borrachinhas”, pois possuem uma “tampa” para segurar o fio e, assim, reduzem o atrito na movimentação dentária.

Aparelho estético

São excelentes recursos estéticos e minimamente perceptíveis quando comparados aos aparelhos tradicionais de metal. Os braquetes de safira diferem-se dos aparelhos de porcelana convencional, pois garantem maior translucidez e estética aos dentes.

Aparelho lingual

O Aparelho Lingual é similar ao tradicional, mas é fixado na parte interna dos dentes.

O tratamento lingual não é mais longo nem mais incômodo, necessitando apenas de um período de adaptação.

É bastante indicado para adultos que possuem apinhamentos suaves ou moderados, que desejam corrigir seus dentes de maneira elegante e discreta

Contato

Rua Paraná, 1920, sala 01
Centro | Medianeira – PR
Fones : (45) 3264-5372
(45) 99998-6036 – WhatsApp

Horário de Atendimento:

Seg a Sex 08:30hs às 12:00 hs.
Seg a Sex 13:30 às 19:30 hs.
odontologiaorto.com@hotmail.com

Orto.Com

Rua Paraná, 1920, sala 01 | Centro
(ao lado do Subway) Medianeira – PR

(45) 3264.5372 | (45) 99998-6036

WhatsApp chat