tratamentos

OUTROS

TRATAMENTOS

Endodontia

A Endodontia trata a prevenção, o diagnóstico e o tratamento das enfermidades que acometem a parte “viva” do dente. Popularmente conhecido como “tratamento de canal”, é direcionado à polpa (nervo) dos dentes. A polpa está localizada no interior dos dentes e se estende da coroa até a raiz.

O sintoma mais comum que indica a necessidade de um procedimento de Endodontia é a dor de dente. Essa dor pode ser contínua ou não. Pode também piorar com frio ou com o calor, dependendo do acometimento do canal. As causas de sua inflação e/ou infecção são diversas. Uma cárie dentária, trinca, fratura do dente ou uma lesão podem permitir a contaminação do canal por bactérias, causando o problema.

O tratamento de canal consiste na limpeza desse canal, medicação e sua obturação. Diversos avanços tornaram esse tratamento rápido e indolor. Assim, é possível realizar o procedimento em uma única sessão, na maioria dos casos. Quando indicado, o tratamento de canal é de suma importância. É uma maneira de evitar a perda do elemento dental e prevenir maiores complicações.

DTM

Disfunção Temporomandibular (DTM) é um termo coletivo que engloba vários problemas ou distúrbios relacionados à ATM (Articulação Temporomandibular), Músculos Mastigatórios e estruturas associadas. Os principais sinais e sintomas são: dor em frente ao ouvido (ATM) ou face, dificuldade e/ou dor na mastigação e/ou fala, ruídos articulares (estalidos), dificuldade para abrir a boca, travamento com boca aberta ou fechada, dores de cabeça/nuca/pescoço.

Podem estar presentes concomitantemente outras condições como enxaqueca, fibromialgia, artrite reumatoide, bruxismo, distúrbios do sono, ansiedade, depressão entre outros. DTM e Dor Orofacial é uma especialidade da Odontologia que exige muito conhecimento e treinamento. A procura pelo profissional capacitado evita a cronificação da dor e o sofrimento do paciente. Muitos tratamentos têm sido propostos para o manejo das Disfunções Temporomandibulares.

A literatura enfatiza a escolha inicial das opções mais conservadoras, reversíveis e menos onerosas. Em exemplo temos: aconselhamentos, exercícios mandibulares, terapia física, farmacoterapia, placa oclusal, reeducação quanto a hábitos nocivos, psicoterapia. Tratamentos mais invasivos podem ser utilizados em casos específicos quando o tratamento conservador não for eficaz, como a Viscossuplementação das ATM.

Av João XXIII 1740 esquina com Rua Riachuelo
Centro | Medianeira – PR